logo

Manoela Bowles

ArteEducadora e Artivista. Acredito na arte educação como ferramenta poderosa para transformar o mundo. Filósofa da Arte ao pensar a vida como arte.

Jornalista como primeira formação, iniciei minha carreira trabalhando no Jornal do Brasil. Logo fui transferida para o caderno de cultura onde encontrei meu caminho, resolvi me especializar em arte. Fiz Mestrado em crítica de arte em Barcelona. Trabalhei como correspondente para algumas revistas como DasArtes e ArteRef, enquanto escrevia textos para catálogos de exposições.

Em Londres, trabalhei em algumas galerias, entre elas a consagrada Serpentine Gallery. Fui assistente do Diretor, Hans Ulrich Obrist. Na capital inglesa fiz a curadoria da exposição Kaleidoscope.

De volta ao Brasil, em 2013, fui coordenadora do centro cultural independente, Espaço Apis, no Rio de Janeiro. Realizei diversas exposições, programas educativos e de residência de artistas. Foi nas oficinas para crianças que a vontade de trabalhar com arte educação me fisgou.

Em 2021 entrei na escola como professora de arte. Desde então, me especializo e me encanto cada vez mais. Hoje trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 2. Aprendo enquanto ensino. Abrindo cabeças, transformando olhares e plantando sementes para um futuro melhor.